L E V E

L E V E

Share this post

L E V E
L E V E
Terapia de luz vermelha

Terapia de luz vermelha

Melhor investimento que muitos suplementos

Avatar de Gonçalo Leve
Gonçalo Leve
nov 02, 2024
∙ Pago
1

Share this post

L E V E
L E V E
Terapia de luz vermelha
Partilhar

Bom dia ☀️

Certamente, aos dias de hoje, já ouviram falar em luz vermelha. A luz vermelha natural que chega aos nossos olhos está numa gama de comprimentos de onda específicos.

Image

A Luz Vermelha visível tem um comprimento de onda que varia entre 600nm e 800nm, enquanto a luz infravermelha próxima (Near-Infrared ou NIR) que nos interessa, varia entre 800nm e 1100nm+ no espectro eletromagnético. São estes os comprimentos de onda (mais ou menos 600nm a 1100nm) que carregam as mitocôndrias, aumentam a energia, melhoram a saúde da pele e a sua firmeza.

Imagem

Resumindo de forma mais detalhada:

Luz Vermelha = (630-700nm)
Luz Infravermelha Próxima (NIR) = (700-1100nm)
Luz Infravermelha Média (NIR) = (1400nm - 3000nm)
Luz Infravermelha Distante (FIR) = (3000nm - 1mm)

Esses comprimentos de onda conseguem penetrar diretamente nos tecidos do corpo (pele/órgãos/ossos). A luz azul, verde e ultravioleta, por serem de ondas mais curtas, tendem a não penetrar os tecidos com facilidade.

A próxima imagem ajuda a que estes conceitos não sejam tão abstratos.

EM Spectrum

Isto tem a ver com a forma como as propriedades físicas da luz interagem com as características físicas da pele e outros tecidos do corpo. Se apontares luz UV para o teu braço, por exemplo, pode afetar a pele à superfície e talvez algumas células logo abaixo da camada superior, mas não vai penetrar muito mais fundo.

Por outro lado, se apontares uma luz vermelha ou infravermelha próxima à superfície da tua pele, vais ver um brilho vermelho refletido na pele. No entanto, muita da energia dos fotões, a energia luminosa nessas ondas mais longas, passa efetivamente pelas camadas superiores da pele, chegando às camadas mais profundas, e pode até alcançar as partes mais internas do teu braço.

Image

Um teste engraçado que podes fazer é colocar a lanterna do telemóvel sobre um dos dedos e vais ver que do outro lado verás vermelho. Isto acontece porque a luz vermelha é a única que consegue realmente penetrar e passar de um lado ao outro.

Este artigo será sobre Luz vermelha e sobre terapia de luz vermelha. Isto refere-se à Terapia de Luz Vermelha (RLT), também conhecida como Fotobiomodulação (PBM) ou Terapia de Luz de Baixo Nível (LLLT).

Às vezes, as terapias de luz de baixa intensidade envolvem o uso de UVB, mas, atualmente, quando ouvimos falar de LLLT, geralmente refere-se a terapias com luz vermelha e luz infravermelha próxima.

Agora, vou começar por vos dizer o absoluto óbvio: A luz natural que vem do sol é 1000x melhor do que a luz de qualquer dispositivo que possam eventualmente comprar. E vocês dizem “que bom, o problema é que eu consigo expôr-me ao sol talvez 1 ou 2x por mês e é durante o dia. No nascer do sol estou a ir para o trabalho, ao pôr do sol estou a fazer o jantar para os miúdos.” Eu sei! e assim se inventaram os suplementos de Vitamina D e os dispositivos para terapia de Luz vermelha.

Estes produtos advêm de uma necessidade e realmente nós necessitamos de todos estes comprimentos de onda em alturas específicas do dia. Existe uma razão para a luz azul ser mais intensa durante o dia e menos intensa durante o final do dia. Daí ser tão prejudicial estarmos expostos à luz azul dos ecrãs no período da noite. Já falei sobre isto num post do Ig e no artigo sobre o ‘Ciclo Circadiano’ (aqui).

O ideal é apanhar a luz do sol porque tem todos os comprimentos de onda necessários, nas quantidades certas, na altura certa do dia. Diferentes comprimentos de onda da luz desempenham papéis importantes na regulação das funções biológicas. Como dá para ver na imagem abaixo, nenhuma outra fonte de luz tem o perfil de intensidade eletromagnética equivalente ao sol.

Imagem

Portanto, a regra seria acordarem cedo e exporem a máxima quantidade de pele e os olhos à luz, pelo menos durante 15 minutos, enquanto tomam o pequeno almoço. Depois durante o dia, mais 30 minutos de sol e, também ao final do dia, novamente expôrem-se ao pôr do sol.

Durante o nascer do sol, o ângulo baixo com que a luz do sol entra na atmosfera da Terra faz com que a luz azul se difunda, enquanto a luz vermelha se mantém intacta e mais penetrante.

Isto significa que o nascer do sol é o momento ideal para a absorção da luz vermelha - eu sei que isto depois pode ficar mais complexo consoante o sítio do planeta onde se vive, mas não vou entrar por aí.

Image

Eu sei que na imagem está representado o pôr do sol, mas para o nascer do sol a ideia do sol num ângulo de incidência mais baixo é a mesma.

O tempo de exposição a essas cores e intensidades de luz pode alterar o funcionamento das células e dos órgãos do teu corpo. E, se já não fosse estranho o suficiente que podes fazer a luz passar por determinados tecidos e ser absorvida em camadas mais profundas do corpo, descobriu-se que diferentes comprimentos de onda de luz são melhor absorvidos por organelas específicas nas tuas células.

O que são organelas? As organelas são compartimentos com diferentes funções dentro de uma célula. Por exemplo, as tuas mitocôndrias, que são responsáveis por gerar ATP e energia nas células, estão localizadas a uma profundidade e numa posição específica dentro da célula. Elas não estão todas à superfície da célula, mas sim um pouco mais profundas.

O núcleo das tuas células contém ADN, e encontra-se numa profundidade ou localização específica dentro da célula. Diferentes comprimentos de onda de luz não só conseguem penetrar nos vários tecidos e células do corpo, como também podem alcançar organelas específicas, como as mitocôndrias ou o núcleo, que são responsáveis por diferentes funções dentro das tuas células.

Assim sendo, a exposição aos raios UVB e à luz vermelha, como veremos em breve, é uma forma muito eficaz de melhorar a cicatrização de feridas e a saúde da pele, por razões lógicas e suportadas por mecanismos científicos claros.

Imagem

Benefícios de terapia de luz vermelha

1. Saúde Celular

Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias

Subscreva a L E V E para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.

Já é um subscritor com subscrição paga? Entrar
© 2025 Gonçalo
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar